Se você gosta de atividades com adrenalina, esportes náuticos são ótimas opções de desfrutar lazer, belezas naturais e também praticar esportes.

Aliás, muito se fala que a prática esportiva de qualquer modalidade oferece diversos benefícios para a saúde, tanto física quanto mental, reduzindo a ansiedade e prevenindo várias doenças. E essa experiência pode ficar ainda melhor se realizada na água e em meio a natureza.

Veja agora alguns exemplos dos principais esportes náuticos que podem ser realizados em rios e lagos:

• Stand up paddle

O stand up paddle ganhou inúmeros adeptos no Brasil por ser muito acessível. Não é necessário ter experiência para praticá-lo e até mesmo crianças conseguem se equilibrar na prancha.

O seu funcionamento deriva do surfe, mas tem como grande diferença o remo, o que dispensa a obrigação das ondas.

Ou seja, o stand up paddle é mais inclusivo, feito para toda a família e ainda conta com diversos níveis de dificuldades, que vão desde a remada em águas calmas até a busca por águas mais agitadas.

• Caiaque

O caiaque é ideal pra quem gosta de praticar esportes ou apenas se divertir. Bom para quem pretender exercitar mais o equilíbrio e a concentração, podendo ser utilizado para praticar a pesca esportiva também, e com opções variadas de tamanho.

Os caiaques mais compridos geralmente são mais fáceis de remar, proporcionando mais velocidade, mas, em contra partida, demanda um pouco mais de equilíbrio. Já os mais curtos, por não terem muito de espaço, precisam de remadas mais trabalhadas para não tombar ou virar.

• Jet ski 

É apaixonado por esportes aquáticos? Então você vai adorar ter um jet ski para viver muitas experiências esportivas com essa moto aquática que proporciona altas doses de adrenalina.

Ele se move por um mecanismo a jato para criar uma poderosa corrente de água e para quem gosta de velocidade, é possível fazer algumas manobras, como o submarino, 180 graus e o chafariz.

O jet ski também pode te levar a lugares incríveis e inalcançáveis por muitas embarcações como lanchas, barcos e navios, já que ele facilita o acesso a lugares mais remotos. Sendo assim, você poderá aproveitar muito mais todas as oportunidades para conhecer ilhas, grutas e vários lugares de tirar o fôlego. 

• Pesca Esportiva 

O objetivo da pesca esportiva é fisgar o peixe, não para consumo ou comércio, mas pelo prazer de pescar, por isso os peixes são devolvidos vivos a natureza. Geralmente os pescadores pesam, medem e fotografam o peixe antes de devolvê-lo a água.

A devolução do peixe à água tem o objetivo deixa-lo crescer ainda mais, e desovar mais vezes, aumentando a população. Em água doce é maior ainda a chance de sobrevivência do peixe solto do que na água salgada.

No Brasil, o peixe mais cobiçado pelos pescadores em água doce é o Tucunaré.

• Esqui Aquático ou Wakeboard 

Esqui aquático e wakeboard são esportes semelhantes, com a diferença de que no esqui aquático usa-se duas pranchas de esqui, enquanto no wakeboard o praticante desliza sobre uma prancha composta por duas botas acopladas para que o esquiador se mantenha preso na superfície.

Ambos exigem atenção e equilíbrio e por isso recomenda-se que para praticá-los haja no mínimo duas pessoas a bordo da lancha (que deve estar a uma velocidade média de 32 km/h), uma para pilotar e outra para manter o esquiador sempre a vista.

E além da diversão, essas modalidades ajudam ainda no combate ao estresse, trabalham a resistência, equilíbrio e ganho de força muscular dos seus praticantes, com o valor calórico gasto de até 450 Kcal em uma hora de esporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *